Bee-Action

Nós, abelhas, não somos fortes o suficiente diante das mudanças climáticas, pesticidas, doenças, parasitas e predadores. Tentamos com todas as nossas forças, mas não vamos conseguir sozinhas!

Perante a diminuição drástica do número de abelhas e de outros polinizadores que tem ocorrido nos últimos anos, pondo em causa diretamente a manutenção da biodiversidade e da sustentabilidade da produção de alimentos, a conservação das abelhas torna-se cada vez mais fundamental sendo que esta ação tem que ser conjunta com toda a comunidade.
O desaparecimento de milhões de abelhas nos últimos anos – entre 50 a 90% das populações do Norte da Europa e Norte da América já desapareceram – veio alertar para a necessidade de preservação desta espécie, também como forma de preservação da espécie humana.
Embora Portugal não seja dos países mais afetados, o projeto apresentado enquadra-se nesta abordagem. Assim, as atividades previstas estão direcionadas para distintos públicos-alvo: público em geral, população escolar, ou apicultores.
A principal, mais importante e crucial função da abelha, ou a mais explorada, é a polinização. Isto significa que sem abelhas não haveria frutos silvestres, tomates, abacates, couves, maçãs, amêndoas, laranjas, entre muitos, muitos outros alimentos. Torna-se assim necessário apreciar os seus produtos e apreciar a importância desses minúsculos fabricantes de mel ao mesmo tempo.
O Apiário Pedagógico tem uma natureza formativa e pedagógica, aberto à comunidade.
Pretende-se criar um espaço que possa enriquecer os seus visitantes, quer no seu bem-estar e qualidade de vida quer do ponto de vista pedagógico, educacional, lúdico e cultural.
Os visitantes do Apiário Pedagógico descobrem, a partir do exemplo das abelhas e da apicultura o incrível mundo dos insetos polinizadores e o papel fulcral que estas desempenam na reprodução das plantas, na sustentabilidade do planeta e, consequentemente na vida humana.
O Apiário Pedagógico vai ter 6 colmeias e será a base para o desenvolvimento de várias atividades em torno das abelhas e da sua importância para a biodiversidade.
Objetivos: consciencialização, educação, biodiversidade, turismo e produtos locais.
Consciencialização – é poder fazer com que as crianças pensem e mudem de atitudes em relação ao ambiente e sustentabilidade.
Educação – quando falamos em mudar mentalidades, o ideal é procurar reforços, encontrar os embaixadores mais assertivos: as crianças! Desta forma pretende-se desenvolver a consciência ecológica das crianças. Envolver os mais novos e explicar-lhes a importância das abelhas, com pequenas ações, contribuir para uma convivência mais harmoniosa com os polinizadores é um ponto essencial no trabalho de sensibilização de toda a comunidade.
Biodiversidade – agricultura biológica e biodinâmica com a criação de espaços onde seja dada importância à conservação da biodiversidade com papel de destaque para as sementes de espécies tradicionais e melíferas/apícolas. As abelhas afetam a nossa vida diariamente sem que nos apercebamos disso: cerca de dois terços dos alimentos que ingerimos são produzidos com a ajuda da polinização das abelhas.
Turismo e produtos locais – O Apiturismo pode ter inúmeras atividades, tais como, a visita a um apiário onde se pode interagir e observar as colmeias, conhecer um pouco do mundo maravilhoso das abelhas, aprender alguns passos de apicultura e o trabalho de campo do apicultor, fazer caminhadas para observar a flora melífera e quais os componentes que são retirados delas para produzir mel, pólen, própolis, geleia real entre outros produtos.

Atividades:
Experimentar ser Apicultor através da visita ao Apiário Pedagógico com fato e proteção e ferramentas de apicultor;
Plantação de plantas apícolas em todo o concelho criando espaços verdes e livres de herbicidas e amigos do ambiente abrangendo quer espaços públicos quer em espaços privados com o apoio do Município;
Plantação de árvores frutíferas como a macieira, pereira ou cerejeira quer em espaços públicos quer privados promovendo o processo de Polinização Entomófila como forma de aumentar o rendimento da produção agrícola, obtendo frutos (cereja, pera e maçã) de valor acrescentado, devido à sua qualidade nutricional, maior capacidade de conservação e resistência a inimigos e acidentes culturais;
Workshops sobre a importância dos insetos polinizadores na agricultura destinado ao público em geral e em particular a apicultores;
Visita ao apiário onde o participante poderá acompanhar um apicultor, nas suas tarefas diárias de manutenção dos apiários, o participante irá poder observar as colónias durante a sua inspeção, podendo aprender a conhecer as diferentes castas presentes na colmeia, identificar o mel e o pólen, as larvas nos diferentes estágios de formação.
Oficinas de velas de cera e culinária com uso do mel em estreita articulação com as entidades locais;
Degustação de comidas e bebidas com mel;
Passeio pela rota apícola, conhecendo o percurso do mel.
Atelier sensitivo permitirá conhecer e diferenciar os diversos paladares, aromas e cores influenciados pela flora (observada no percurso), que contribuem para a cor, odor e sabor distintos do mel e dos restantes produtos da colmeia (pólen, própolis, cera).
Construção de hotéis para polinizadores, como criar um cantinho de aromáticas para polinizadores, entre outros, em estreita colaboração com crianças entre os 3 e os 10 anos;
Assinalar o Dia das Mundial das Abelhas (20 de maio) com a entrega de kits “Amigo das Abelhas” a todos os alunos do concelho (pré-escolar ao 2.º ciclo) no sentido de sensibilizar os alunos para “a importância dessas espécies e o impacto das abelhas no ecossistema e na biodiversidade”.
Publicação de um livro, em parceria com Cuscas e letras, lda.
Concurso “Faz da tua varanda um lugar amigo das abelhas” aberto a toda a comunidade;
Oferta de sementes de plantas à população com o objetivo de sensibilizar para a importância das espécies melíferas e o impacto das abelhas no ecossistema e na biodiversidade
Criação de um banco de sementes autóctones (amigas dos polinizadores);
Dinamização do horto/viveiro com plantas, autóctones, para introdução em espaços públicos e/ou privados bem como facilitar à comunidade a aquisição deste tipo de plantas;
Elaborar e educar na criação de pequenas hortas verticais e horizontais (varandas) com diversas plantas e com isso garantir mais néctar e pólen (alimento para os polinizadores) durante mais tempo.

Criação do Mel Solidário – as receitas da sua venda servirá para criar um fundo de emergência social para apoiar a intervenção junto de crianças em risco de pobreza. Esta ação pode ser articulada com entidades locais.

Apadrinhamento de uma colmeias, com o objetivo de ajudar as abelhas, possibilitando às pessoas e às empresas fazer parte desta causa de defesa dos insetos polinizadores. Cada colmeia será identificada com o nome do Padrinho/Madrinha através do fornecimento de uma placa que pode ser personalizada. Os padrinhos poderão visitar a colmeia apadrinhada, mediante marcação prévia. Por colmeia apadrinhada, fornecimento de cabaz anual com produtos da colmeia – frascos de mel (s) e uma embalagem de pólen.

Nome do Proponente:
Laura Costa
Alcance Geográfico:
Todo o Concelho
Custo Estimado:
19587
Cronograma de Execução:
O Bee-Action terá início em setembro de 2024 com o levantamento do território identificando problemáticas e áreas a intervir. Nesta primeira fase pretende-se, ainda, envolver entidades públicas e privadas e cidadãos com interesse na problemática. Reuniões com as entidades locais – públicas (Juntas de Freguesia, Escolas) e privadas (IPSS, Associação de Apicultores, Associações ambientais) e pessoas em nome individual /empresas por forma a fazer a apresentação do Bee-Action; Identificação de locais a reabilitar para futura implementação de espécies autóctones / melíferas; Colocação de placas em todo o concelho em áreas a intervir com a seguinte sinalética: “Não estamos a cortar as ervas para alimentar as abelhas!” criando-se um espaço amigo dos insetos polinizadores e evitando a despesa associada ao corte sistemático de ervas e do uso de pesticidas poluentes. Ações junto das crianças e jovens dos Jardins de Infância, público e privado, e de Escolas interessadas em fazer parte do projeto. Workshops na comunidade tendo como intuito divulgar os principais objetivos e ações do projeto Bee-Action tentando, desta forma, alargar o âmbito da intervenção a todo o concelho. Dia das Mundial das Abelhas (20 de maio) com a entrega de kits “Amigo das Abelhas” e o lançamento do concurso “Faz da tua varanda um lugar amigo das abelhas”. Dinamização da “Rota do Apicultor por um dia” e “Rota das Paisagens e dos Apiários do Concelho de Gouveia” – ao longo de todo o ano Face ao impacto que se espera na comunidade o Bee-Action irá ter continuidade após o investimento inicial.
Orçamento Detalhado:
Outros Documentos:
Vídeo de Apresentação:

Cronologia de Validação do Projeto

31/05/2024

Cara Laura Santos,
Esperamos que esta mensagem o/a encontre bem.
Agradecemos a sua participação na edição de 2024 do “Gouveia Participa!” – Orçamento Participativo de Gouveia.
Após a análise técnica da sua proposta, surgiram-nos as seguintes questões que gostaríamos que fossem esclarecidas:
• Segundo o regulamento o projecto tem de ser implementado em espaço municipal ou publico, uma vez que não foi sugerida na memoria descritiva do projecto um local, gostaríamos de ser esclarecidos sobre esta questão.
Para que a sua proposta possa ser devidamente avaliada e considerada para a fase de votação, necessitamos que nos envie esta informação. Este documento é fundamental para assegurar a viabilidade financeira e técnica da proposta.
Por favor, envie o orçamento solicitado até ao prazo definido no regulamento para garantir que a sua proposta possa continuar no processo de análise. Pode enviar a documentação adicional para este email ou diretamente através da plataforma participativa em www.gouveiaparticipa.pt.
Estamos à disposição para qualquer questão adicional que possa ter e agradecemos desde já a sua colaboração.
Com os melhores cumprimentos,

Com os melhores cumprimentos,

José Luis Cabral

29/07/2024

Exmo. Sr.
Dr. José Luís

Tal como referi aquando da candidatura o apiário pedagógico será colocado num espaço a decidir pelo Município sugerindo-se um local possível de ser visitado por crianças e jovens bem como pessoas com mobilidade reduzida.
Pretende-se ainda incrementar a produção de mel com a colocação de colmeias em várias localidades do concelho.
Aquando da apresentação do projeto numa das fases é sugerido que sejam realizadas com as entidades locais por forma a sensibilizá-las para a importância da colocação de colmeias nas várias freguesias do concelho.
Estarei ao dispor para qualquer esclarecimento adicional.
Atenciosamente
Laura Pinto da Costa

28/06/2024

Boa tarde,

Na sequência da análise técnica da s/ proposta, vem o Município de Gouveia comunicar, de acordo com art.º 7º, alínea e), que a proposta si apresentada foi admitida a concurso, no entanto o Município de Gouveia reserva-se o direito de escolher o local de implementação que melhor achar conveniente para o projecto em questão, uma vez que não nos foi facultada essa informação, conforme nosso pedido.

Assim, de acordo com art.º 7º, alínea f ), entre 1 de julho e 31 de agosto iniciar-se-á a companha de divulgação das propostas e votação das mesmas.

Para alem da divulgação que o Município de Gouveia irá fazer nas suas redes sociais e na plataforma do OP em www.gouveiaparticipa.pt, poderá/deverá cada concorrente fazer a divulgação da sua proposta de modo a angariar o maior numero de votos possível.

Boa sorte.

Com os melhores cumprimentos,

José Luis Cabral

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