Em direção à estrada da Serra, Estrada Nacional 232, existiu outrora, aos olhos dos Aldeenses, “um dos parques de lazer mais bonitos do concelho”.
O Parque da Natureza era considerado um local de convívio dotado de mesas de pedra e de uma churrasqueira. A paisagem do Parque conferia-lhe, ainda, uma beleza natural, fazendo daquele local uma ótima opção para relaxar e usufruir da vista.
Ao longo dos anos, o Parque tem sido invadido pela vegetação espontânea, tendo muitas das pedras da churrasqueira e das mesas desaparecido do local.
A construção da Estrada da Variante, permitiu um acesso pedonal direto para uma das entradas do Parque da Natureza.
O aumento do número de caminhantes na Estrada da Serra poderá aumentar consideravelmente o número de visitantes do Parque da Natureza.
Por outro lado, a passagem dos caminhantes no Parque, promove a segurança dos mesmos, uma vez que os afastava da Estrada Nacional, criando uma alternativa de percurso, com pleno contacto com a Natureza.
A tranquilidade que impera no Parque, poderá, ainda, promover a prática de exercício físico, tal como, ioga, pilates, entre outros.
Pretende-se com este projeto a recuperação do Parque da Natureza, através da limpeza da vegetação espontânea e da colocação de infraestruturas que permitam manter a sua naturalidade com materiais em madeira.
A natureza, o lazer e o desporto têm destaque neste projeto, através da promoção do bem-estar e qualidade de vida de todos os gouveenses.
Na freguesia das Aldeias não existe nenhum outro parque com semelhantes características, tornando esta reabilitação bastante importante para a população Aldeense.
Espera-se, também, que o Parque seja utilizado por turistas cujo rumo seja a Serra da Estrela, uma vez que o Parque confina com uma das estradas mais frequentadas de acesso à Serra.
1. As principais vantagens do Projeto são:
a) Espaço é propriedade do Município de Gouveia;
b) A localização é privilegiada, pela sua paisagem e por confinar com um dos principais acessos à Serra da Estrela;
c) Será importante para o desenvolvimento económico, criando valor para Aldeias e para o Município;
d) Percurso alternativo e seguro para os caminhantes;
e) Fomentação e promoção dos hábitos de Vida Saudável;
f) Dar as melhores condições para a prática da atividade física;
g) Servir de base aos munícipes que queiram fazer caminhadas e trails.
2. O projeto Reabilitação do Parque da Natureza está organizado em dois eixos de atuação:
a) Espaços verdes, preocupação ambiental e lazer – criação de um espaço descontraído onde as pessoas poderão relaxar e contactar com a Natureza.
b) Desporto – promover a prática de caminhada e trail ao ar livre.
3. AÇÕES DE REABILITAÇÃO E EXECUÇÃO NO TERRENO
3.1. PREPARAÇÃO DO TERRENO
a) Limpeza da vegetação espontânea.
b) Corte e remoção de ramos secos.
c) Corte e remoção de espécies invasoras que possam vir a ser detetadas no terreno do Parque da Natureza.
3.2. COLOCAÇÃO DE INFRAESTRUTURAS
a) Vedação do talude com postes em madeira – 120m de vedação em madeira tratada composta por postes em madeira torneada com 150 cm de altura e 10 cm de diâmetro com 2 furos para passagem de corda de sisal com 26mm de espessura (distância entre as estacas é de 100 x 100cm);
b) Construção de plataforma com pórtico com 8,00 x 6,00m, conforme Figura 3 do documento anexo da Memória Descritiva;
c) Colocação de duas mesas de madeira tratada (com as características apresentadas na Figura 4 do documento anexo da Memória Descritiva);
d) Colocação de uma sinalética de madeira tratada com indicação e direção do Parque da Natureza, de características semelhantes às da Figura seguinte, no entanto, apenas com uma placa indicando um único sentido.
4. ESTIMATIVA DA EXECUÇÃO FÍSICA DO PROJETO
Prevê-se que a duração da obra seja de 2 mês.
5. ESTIMATIVA DA EXECUÇÃO FINANCEIRA DO PROJETO
Prevê-se que o orçamento para o projeto Reabilitação do Parque da Natureza seja de 19.100,00€ (ver tabela 1 do documento anexo da Memória Descritiva).