Casotas /abrigos criados para acolher os gatos errantes no concelho de gouveia com que objectivo?
-Controlar a populaçao de gatos de rua e garantir o bem estar animal e consequentemente a saúde Pública.
Esta medida irá facilitar a captura dos gatos para a esterilizaçao e castraçao (já a decorrer com a parceria Star Mountain Animal Sanctuary )que tem feito um trabalho incrivel no controlo populacional de gatos ,poderá assim ajudar a integrar a politica do municipio de controlo das colonias existentes,bem como sensibilizaçao da populaçao em geral para a temática do bem estar animal e responsabilidade social para com os animais errantes.
-Em termos de Saúde Pública é um projecto bastante interessante, já que ao criarmos estes pontos de alimentaçao seguros para os animais ,iremos consequentemente reduzir a existência de colónias a vasculhar caixotes do lixo,a lutarem por comida ,a vaguear por casas abandonadas e cemitérios ,a provocar acidentes de trânsito e a disseminarem doenças e parasitas.
o Municipio de gouveia poderá assim cumprir os objectivos a que se propôs no programa de esterilizaçao para animais errantes ,o programa CED capturar -esteriliizar -devolver gatos silvestres e assilvestrados aos locais de origem e desta forma ,controlar as colónias de gatos e reduzir a populaçao felina silvestre ,atraves de um metodo ético e eficaz, posteriormente os moradores do municipio poderão continuar a ajudar estes animais nestes abrigos que vos proponho .Um projecto – piloto integrado na estratégia de controlo de gatos errantes ,que vão permitir alimentá-los com qualidade e executar a politica de controlo através das medidas sanitárias,para que esta populaçao não cresça desmesuradamente,nem dissemine doenças nem parasitas.
-Estas casotas /abrigos ,iriam situar -se em áreas devidamente especificadas ,identificadas e que não ponham em causa a salubridade ,a saúde pública e a segurança de pessoas ,animas e bens.
Os animais de rua são responsabilidade de todos nós ( SOCIEDADE),e juntos podemos fazer a diferença com estes avanços nas condiçoes animais.
As casotas seriam compostas por prateleiras interiores e exteriores, teriam aberturas em todas as frentes para que os gatos possam entrar e sair, teriam ainda dois tubos traseiros com o propósito de alimentação e água. Estas casotas possuiriam telhado de duas águas e teriam por medidas 1.60m de largura;1.17m de comprimento e 1.30m de altura.
Para uma melhor visualização do projeto, encontram-se também em anexo fotos de casotas já existentes noutros locais, contudo sem a particularidade de possuírem tubos de alimentação e de água. A cor destas podem ser definida à posteriori, pelo que sugiro que se adotem as cores do município.
Nome do Proponente:
Ana Reis
Alcance Geográfico:
Todo o Concelho
Custo Estimado:
21.044,34 Euros
Cronograma de Execução:
O projeto será executado assim que estejam concluídas as etapas que constam do regulamento do orçamento participativo de Gouveia. Segundo o regulamento, a execução terá de ter início a partir de 1 de dezembro de 2025. Começará pela adjudicação, junto da empresa Rura Wood LDA, fornecedora das casotas de rua, a produção/execução das vinte casotas demora em torno de um mês; de seguida as casotas serão entregues num prazo de 3 dias úteis . Será necessário coordenar a data de entrega,as casotas são transportadas pela empresa fornecedora das casotas de rua sendo apenas necessário a sua colocaçao nas localizações nas freguesias.
NOTA: O orçamento possuí um prazo de vencimento de catorze dias por política interna da empresa. Sendo que a diferença entre o valor disposto para as propostas e o valor do orçamento, irá à partida, garantir a execução da proposta dentro do valor estipulado de vinte e cinco mil euros com IVA.
Orçamento Detalhado:
Vídeo de Apresentação: