Este projeto é-vos apresentado pela mão de uma filha/neta/bisneta que cresceu e viveu muitas das suas memórias de infância em Paços da Serra, no concelho de Gouveia.
O sítio em particular que colocamos a concurso neste projeto é a quinta da família (connosco há mais de 3 gerações) que todos chamamos de Cutela. Sempre foi a ‘menina’ dos olhos do meu bisavô Sebastião, herdada pela minha avó Lurdes, e hoje nas mãos da minha mãe, regressada à terra Natal há sensivelmente 2 anos (após uma vida dedicada a crianças em Lisboa).
As melhores recordações de infância são as idas atribuladas pela manhã para a Cutela (quinta grande como eu lhe chamava), o cheiro dos pinheiros mansos, as cerejas muito doces e vermelhas, os dias gelados a apanhar azeitona! Os piqueniques eram sempre o momento alto do dia!
A Cutela tem uma área de 21 195,75 m2, dos quais 5000 m2 são eucaliptos e mata (nos últimos 3 anos foram plantados 55 pinheiros mansos, fruto de um incêndio feroz que a quinta sofreu).
Nos últimos 3 anos temos renascido a quinta com nova vida: cerca de 40 novas árvores foram plantadas (frutos secos, fruta vária) que somando às árvores que já fazem parte da história da quinta, nos dá cerca de 60 árvores de fruto. Uma paisagem de vida, de cores e cheiros que se tornam sempre mais intensos com a chegada da Primavera.
O mais importante cultivo que temos é, sem dúvida, o olival (neste momento temos 170 oliveiras) e 1 ha de vinha.
Em 2023 a Cutela conseguiu ‘oferecer-nos’ 250 litros de azeite e 4 toneladas de uva.
A minha mãe é, portanto, Sócia da Cooperativa de VNT como vitivinicultora e sócia da URZE.
Infelizmente, todo este peso e tradição familiar está hoje em risco.
Com o passar do tempo, intempéries e falta de manutenção, a estrada que dá acesso à nossa estimada Cutela está a ruir. O muro que existe hoje já caiu e tememos pela vida principalmente do meu pai que se desloca de carrinha ou tractor por aquela estrada praticamente todos os dias! O risco aumenta quando temos que transportar as uvas para a adega, ou as azeitonas para o lagar!
E este é o nosso projeto!! Precisamos de um muro de suporte à estrada/caminho que nos leve em segurança para a nossa quinta, ou teremos que abandonar todos os anos de dedicação familiar, todo o investimento já realizado e o que queremos ainda desenvolver no futuro. Eu e a minha irmã seremos a nova geração a cuidar e fazer crescer a Cutela, com a mesma dedicação e paixão dos nossos antepassados, caso consigamos esta ajuda!
Cronologia de Validação do Projeto
Cara Maria Santos,
Esperamos que esta mensagem o/a encontre bem.
Agradecemos a sua participação na edição de 2024 do “Gouveia Participa!” – Orçamento Participativo de Gouveia.
Após a análise técnica da sua proposta, verificámos que não foi incluído no orçamento do fornecedor ou empreiteiro com justificativo do valor da proposta apresentada, conforme requerido no Art.º 8, alínea 1.d das normas de participação:
• A Altura média e o comprimento de muro a reconstruir, assim como, se as pedras se encontram no local e são recuperadas ou se há necessidade de as levar de outro local.
• Não foi também referido na Memoria descritiva do projecto se há ou não autorização de aumentar a largura do caminho pelos proprietários dos terrenos, ou , não sendo necessário aumentar a largura do caminho, a sua autorização para reconstrução do muro e ocupação do mesmo durante o período de obras.
Para que a sua proposta possa ser devidamente avaliada e considerada para a fase de votação, necessitamos que nos envie os dados solicitados, devidamente justificado.
Estes documentos são fundamentais para assegurar a viabilidade financeira e técnica da proposta.
Por favor, envie o orçamento solicitado até [prazo específico] para garantir que a sua proposta possa continuar no processo de análise. Pode enviar a documentação adicional para este email ou diretamente através da plataforma participativa em www.gouveiaparticipa.pt.
Estamos à disposição para qualquer questão adicional que possa ter e agradecemos desde já a sua colaboração.
Com os melhores cumprimentos,
Com os melhores cumprimentos,
José Luis Cabral
Boa tarde caro José,
Em seguimento ao email enviado, e informações solicitadas, junto encaminhamos:
– orçamento retificado/descriminado pelo construtor (em anexo);
Em relação à autorização da cedência de terreno por parte da proprietário, temos a confirmação dada por um familiar (visto a proprietário estar neste momento emigrada e com o terreno à venda). Desta forma, a criação do muro irá beneficiar também o próprio acesso e segurança do seu terreno.
Grata pela atenção, envio,
Os meus melhores cumprimentos,
Ana Rita Santos
Boa tarde,
Na sequência da análise técnica da s/ proposta, vem o Município de Gouveia comunicar, de acordo com art.º 7º, alínea e), que a proposta si apresentada foi admitida a concurso.
Assim, de acordo com art.º 7º, alínea f ), entre 1 de julho e 31 de agosto iniciar-se-á a companha de divulgação das propostas e votação das mesmas.
Para alem da divulgação que o Município de Gouveia irá fazer nas suas redes sociais e na plataforma do OP em www.gouveiaparticipa.pt, poderá/deverá cada concorrente fazer a divulgação da sua proposta de modo a angariar o maior numero de votos possível.
Boa sorte.
Com os melhores cumprimentos,
José Luis Cabral